DVR/NVR/CFTV transmitindo direto para responsáveis é uma boa ideia?

A resposta simples é: Não, não é recomendado.

Neste artigo, vamos explicar os motivos pelo qual você deveria optar por uma solução exclusiva para este objetivo.

Primeiramente é importante entender como ficam os acessos nos 2 cenários: utilizando diretamente o DVR e utilizando o aplicativo AlunoTV.

Utilizando diretamente o DVR

Este cenário é bastante comum quando escolas e creches iniciam a disponibilização das imagens para pais e responsáveis. A configuração assemelha-se bastante a imagem 1.

Imagem 1: Cenário onde pais/responsáveis conectam-se diretamente ao DVR/NVR.
Imagem 1: Cenário onde pais/responsáveis conectam-se diretamente ao DVR/NVR.

Neste cenário, os usuários (pais e responsáveis) acessam diretamente o DVR por meio do Modem de internet da escola/creche. E geralmente, eles compartilham o mesmo usuário e senhas (devido a restrições do próprio DVR).

Apesar desta solução funcionar no início, a medida que há rotatividade de usuários (novas matrículas de alunos ou alunos que deixam a instituição), será necessário a remoção das credenciais compartilhada entre os usuários, e a criação de novas. Além disso, essa nova credencial deve ser enviada a todos os usuários ativos do sistema. Este processo é bastante moroso e prejudica bastante a experiência dos pais/responsáveis - pois a cada período de dias, uma nova senha é utilizada para acesso ao sistema.,

Outro fator relevante desta forma de utilização é a segurança. Neste cenário, todos os usuários possuem acesso direto a rede interna da escola, exigindo assim, ainda mais controle para não expor outros sistemas da escola.

Além disso, sistema de imagens para segurança não é tão amigável quanto um sistema projetado e desenvolvido especialmente com esta finalidade, podendo até mesmo exigir a instalação de aplicativos específicos.

Importante ressaltar que não há nada de errado com os sistemas de imagens de segurança (DVR, NVR, CFTV), eles simplesmente foram desenvolvidos com a finalidade inicial de gravar imagens para questões de segurança.

Utilizando diretamente o AlunoTV

Quando utilizamos o aplicativo AlunoTV temos o cenário como mostrado na imagem 2.

Imagem 2: Cenário onde pais/responsáveis conectam-se ao Aluno.TV
Imagem 2: Cenário onde pais/responsáveis conectam-se ao Aluno.TV

A primeira mudança que temos neste cenário é a forma de conectar-se as imagens internas. Os servidores do AlunoTV conectam-se as imagens do DVR (por meio do Modem) e controlará seu acesso.

Neste cenários, pais e responsáveis acessaram as imagens diretamente dos servidores do Aluno.TV respeitando as regras definidas pela escola/creche. Como cada pais/responsável tem o acesso controlado individualmente, em caso de rotatividade, basta remover ou adicionar novos usuários, sem afetar o acessos dos demais usuários. Em um processo bem mais simples e intuitivo.

Além disso, aumenta-se muito a facilidade de uso. Os pais / responsáveis possuem suas próprias credenciais e precisam somente de um navegador de internet (no celular ou computador) para acessar as imagens. Sem a necessidade de instalação de outros softwares.

Outro ponto importante é na quantidade de acessos simultâneos. Acessando diretamente o DVR, a quantidade de usuários simultâneos irá variar de acordo com a internet da escola e marca/modelo do DVR, o que geralmente resulta em um baixo número. Já com o Aluno.TV, as imagens são carregadas dos nossos servidores - possibilitando o acesso de grande números de usuários simultâneos.


Quer entender o que você precisa para transmitir as imagens da sua escola/creche com total segurança? Entre em contato com a gente que te ajudamos!.